Reflexologia

Nos dias atuais a correria intensa e as múltiplas atividades que realizamos em nosso dia a dia, acabam por nos levar a picos de estresse e ansiedade, ocasionando, muitas vezes, em distúrbios orgânicos que geralmente, se não tratados, viram doenças.

É neste momento que a REFLEXOLOGIA PODAL, técnica de massagem que utiliza a pressão em determinados pontos dos pés, aos quais correspondem regiões e órgãos do corpo humano vem para vem para trazer equilíbrio e, através da pressão nas zonas reflexas dos pés, atuar na prevenção e no auxílio ao tratamento de disfunções do corpo,  De acordo com o grau de desconforto experimentado nos pontos trabalhados, é possível perceber quais partes do corpo registram desequilíbrio. É utilizada também para reequilibrar o corpo, reduzir tensões, atingir o relaxamento, melhorar a circulação sanguínea e dissolver os cristais de cálcio e ácido úrico depositados nos pés.

Um pouquinho de sua história

Acredita-se que a Reflexologia teve origem na China há 5.000 anos, porém, os mais antigos registros proveem do Egito, em pictogramas dos túmulos e murais. Ainda há relatos de seu uso na Índia e na Pérsia, assim como também era praticada na Europa e pelos índios Cherokees na América do Norte, nos idos do século XV.

Os reflexos nos pés são estimulados naturalmente quando permanecemos em pé ou caminhamos, promovendo equilíbrio energético e fisiológico e, segundo a cultura oriental, os pés são utilizados para receber a massagem, devido à passagem neles dos principais meridianos responsáveis por conter a energia vital e fazer circular o Qi (energia vital).

William Fitzgerald foi quem desenvolveu, no ocidente, as primeiras teorias envolvendo zonas reflexas dividindo o corpo em áreas que eram utilizadas para analgesia e, com o passar do tempo, percebeu que, através da pressão era possível identificar as possíveis disfunções futuras. 

Porém, foi sua assistente Eunice Ingham, em 1930, que aprimorou os estudos das zonas longitudinais e mapeou os pés em relação aos pontos que se refletem nas diferentes partes do corpo humano, até produzir um mapa do próprio corpo nos pés. Seu trabalho foi tão bem sucedido e reconhecido que seu nome passou a ser vinculado diretamente à técnica da Reflexologia.

Indicações:

A Reflexologia pode ser utilizada como terapia complementar e auxiliar no tratamento das mais diversas doenças e ainda é uma técnica eficaz para aliviar as dores e tensões do dia a dia. É comumente utilizada nos casos de dores em geral, doenças inflamatórias, disfunções ginecológicas e urogenitais, doenças gastrointestinais e outros.

É claro que, aliada a este trabalho deve estar a sensibilidade do terapeuta para detectar, além dos pontos comprometidos, o grau de comprometimento do consultante, pois esta técnica, como todas as outras, não opera milagres. Ela ajuda a equilibrar o indivíduo, mas, se não houver uma mudança de hábitos alimentares, físicos e mentais, a ajuda ocorrerá, mas não haverá o resultado esperado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *