Blog

Simbologia

A simbologia é o estudo dos símbolos ou o conjunto destes. Um símbolo é a representação sensorial de uma ideia que guarda um vínculo convencional com seu objeto.

Desde os tempos remotos, o homem vem utilizando-se de símbolos para expressar seu pensamento ou seus sentimentos  para preservar verdades inacessíveis aos mortais comuns, de onde saem os mistérios, baseados numa linguagem apenas compreendida pelos iniciados.

Assim, através dos símbolos exprimem-se verdades profundas, desde a explicação de fenômenos cósmicos até o funcionamento da psique humana.

Estas verdades são transmitidas de geração em geração pelo folclore, os mitos, as lendas de todas as culturas. Herança coletiva, estas imagens e alegorias pertencem à humanidade.

Se para os povos primitivos este modo de pensar e agir através dos símbolos era natural, hoje, nos parece ilógico porque temos tendências à comparação, sem levarmos em conta todo o espaço de tempo (milênios) onde o pensamento evoluiu lentamente para dirigir o espírito a uma visão materialista das coisas, tornando o símbolo algo arcaico.

Mas, apesar disso, os símbolos sobreviveram, não somente no folclore, como também na religião e na vida diária!

Certos hábitos como, por exemplo, usar anéis, colares ou mesmo tatuagens, são instrumentos simbólicos que usamos para sermos identificados e aceitos  por este ou por aquele grupo onde estamos inseridos.

Os símbolos comportam, geralmente, muitas significações: psicológica, moral, religiosa…

Ao descobrirmos o mundo dos símbolos teremos aberto um campo de reflexão e de meditação ilimitados, tocando as origens da humanidade e milênios de cultura e evolução.

Edna Azevedo

Edna Azevedo

Deixe seu comentário

Fechar Menu